Um Exemplo a ser seguido

INTRODUÇÃO: A parábola em analise é precedida por um debate teológico sobre: como obter a vida eterna? E a resposta passa pela compreenção de que a eternidade da vida começa a ser desfrutada no tempo presente, a partir do exercício do amor ao próximo (Lucas 10. 25-37).

TEXTO BÍBLICO: (Lucas 10.25) – “Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: – Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?”

A PERGUNTA DO MESTRE DA LEI: “MAS QUEM É MEU PROXIMO”

Vivemos dias em que as pessoas, se tornaram míopes no que diz respeito a perceber o semelhante como o nosso próximo, alguém feito a imagem e semelhança de Deus. Não vemos as pessoas com o olhar de Deus, mas com o olhar de desconfiança, alguém que pode nos subtrair algo. Como um adversário, que precisa ser vencido; como incrédulas, totalmente desprovidas de Deus, como desviados, não percebemos que essas pessoas estão feridas. O outro se encontra ferido por ladrão, figura presente nas Sagradas Escritura como aquele que se opõe ao propósito divino da vida, da estabilidade e da continuidade, quantos na trajetória da existência encontra-se feridos, em seus propósitos, em seus sonhos e sua estima como filhos de Deus

A PERGUNTA DE JESUS: “DE QUEM EU QUERO SER O PRÓXIMO”

Jesus ao apresentar a parábola do Bom Samaritano ensina que o Proximo são todos que precisam de deauxilio, independente de credo religioso; etnia, classe social ou cor de pele. Todo aquele que estiver ferido a beira do caminho da vida precisando de socorro esse é o nosso próximo. Mas será que estamos dispostos a ser o auxilio; a ser o milagre que esta pessoa tanto precisa?.

A RESPOSTA:

Do mestre da lei – Aquele que o socorreu! – respondeu o mestre da Lei

De Jesus: E Jesus disse:– Pois vá e faça a mesma coisa.

Jesus nos ordena a seguir o Exemplo do Bom Samaritano: Parar; socorrer; suprir e se comprometer.

O Bom samaritano parou sua viajem para socorrer o próximo, supriu suas necessidades na estalagem e se comprometeu em voltar para saber noticias e concluir a tarefa de amor.

 

CONCLUSÃO: Qual a disposição do seu coração?; De quem você quer ser o próximo? Milhares se encontram feridos pelo adversário de Deus e inimigo de nossa alma, nos temos como sará-los ao permitir que entren no Reino de Deus por meio da confissão de Jesus Cristo como único Salvador Pessoal.

Gostou? Deixe o seu comentário!!!